domingo, 26 de julho de 2015

Relembrando: Sítio do Pica-pau Amarelo (1977)

Sítio do Picapau Amarelo é o nome de um programa de televisão infantil brasileiro, produzido pela Rede Globo de 1977 a 1986 em parceria com a TVE e o MEC, baseado na obra de Monteiro Lobato.
A designação ideal referente ao formato do programa chama-se "seriado", devido à sua divisão em episódios que formam histórias fechadas. Os episódios da série variavam na duração de capítulos entre 5, 10, 15, 20 (em sua maioria), 25, 30, 35, 40, 65 e 90. Essa foi a mais conhecida de todas as versões, considerada a Clássica.
Os textos dessa versão foram escritos por nomes de peso da teledramaturgia, como: Wilson RochaMarcos ReySylvan Paezzo eBenedito Ruy Barbosa. A direção geral e idealização do programa foi de Geraldo Casé considerado o "Pai" do programa nos quase 10 anos que o programa esteve no ar. Outros diretores também passaram pelo programa, como Fábio Sabag, Gracindo Júnior, Roberto Vignati, Reynaldo Boury, mas sempre com direção geral de Geraldo Casé. Edwaldo Pacote era o supervisor geral do programa.
Foram quase dez anos de duração: estreou em 7 de março de 1977 e saiu do ar em 31 de janeiro de 1986, contando com 69 episódios e 1.558 capítulos.
De 1977 até 1981 o Sítio esteve no horário das 17h30, com reprise na manhã seguinte. A partir de 1982 com a entrada do Caso Verdade às 17h30, o Sítio mudou de horário para as 16h45. 1983 o Sítio foi para o ar ao meio-dia, retornando às 16h45 em 1984. Em 1985 e 1986, últimas temporadas, o Sítio retornou no horário antigo normal das 17h30.
Na metade dos anos 90, a TVE reprisou vários episódios da série.
Barra de Guaratiba fora o local escolhido para a locação fixa da incrível e inesquecível série infanto-juvenil da TV Globo. Um sítio, com casa, curral e jardins, foi construído especialmente para o programa na Estrada Burle Marx (antiga estrada de Barra de Guaratiba,em Barra de Guaratiba. Lá eram gravadas as cenas externas e também algumas internas como:(sala,cozinha,celeiro). As outras gravações (biblioteca,laboratório do Visconde, quartos, Gruta da Cuca, Reino das Águas Claras,etc.) eram gravadas nos estúdios da Cinédia. A Mata eles gravavam na Floresta da Tijuca e em matas de Barra de Guaratiba e Pedra de Guaratiba. O Arraial de Tucanos foi construído cenograficamente do lado do Sítio e todas as suas gravações internas como por ex:a venda do Seu Elias,eram feitas lá. A praia em que aparece em alguns episódios como:(O Minotauro,Os Piratas do Capitão Gancho,Dom Quixote, O Terrível Pássaro Roca,Robson Crusoé,etc.),eram gravadas na praia de Grumari, próximo à Barra de Guaratiba, que serviu e serve até os dias de hoje de cenário para outras produções Globais.
SINOPSE:
Dona Benta é uma velha senhora que vive no Sítio do Pica-Pau Amarelo, afastada da correria e do barulho da cidade grande. Com ela vivem Tia Anastácia, que cozinha quitutes para todos, e sua neta Lúcia, mais conhecida como Narizinho. Vivendo sozinha e tendo apenas as duas mulheres idosas como companhia, a menina cria um mundo de fantasias, no qual a personagem principal é a sua boneca Emília, feita por Tia Anastácia com restos de pano. Também vivem no sítio o velho Tio Barnabé e seus ajudantes Zé Carneiro e Malazarte, responsáveis pela manutenção do sítio.
Um dia Narizinho conhece o Príncipe Escamado, soberano do Reino das Águas Claras, que por coincidência, fica localizado no ribeirão do sítio. O Príncipe fica encantado com a menina e a convida para conhecer seu reino. Lá, ela é apresentada aos mais proeminentes súditos, como a azeda Carochinha, responsável por administrar os contos de fada, e determinada a manter o Pequeno Polegar preso em seus livros. Também a Doutor Caramujo, um renomado cientista, que dá a Emília a pílula falante. Depois que ingere o remédio, Emília começa a falar e não para mais.
Durante o período de férias escolares, Narizinho tem como companhia, seu primo Pedrinho, que estuda na cidade grande onde vive com sua mãe. O Menino também tem um amigo montado por tia Anastácia, o Visconde de Sabugosa, feito de uma espiga de milho velha, que também ganha vida. Por ter sido esquecido, por um bom tempo do meio dos livros, o Visconde adquiriu uma admirável sabedoria, tornando-se intelectual e cientista.
No sítio do Pica-Pau Amarelo tudo é possível. A Fantasia se mistura com a realidade, fazendo parte do cotidiano da menina Narizinho e de seu primo Pedrinho. E são com personagens adultos que as crianças compartilham suas aventuras num mundo fantástico onde transitam a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa, o Saci Pererê, a Cuca, a Iara e outros personagens fantasiosos.
ELENCO:

Richard Eggenstein - Tonho (Criança)
Zilka Salaberry - Dona Benta
Jacyra Sampaio - Tia Nastácia
Rosana Garcia - Narizinho (1977 a 1980)
Daniele Rodrigues - Narizinho (1981 e 1982)
Izabella Bicalho - Narizinho (1983 e 1984)
Gabriela Senra - Narizinho (1985 e 1986)
Júlio César - Pedrinho (1977 a 1980)
Marcelo José - Pedrinho (1981 a 1984)
Daniel Lobo - Pedrinho (1985 e 1986)
Dirce Migliaccio - Emília (1977)
Reny de Oliveira - Emília (1978 a 1982)
Suzana Abranches - Emília (1983 a 1986)
Germano Filho - Seu Elias Turco (1977)
Francisco Nagem - Seu Elias Turco (1978 a 1986)
André Valli - Visconde de Sabugosa
Samuel dos Santos - Tio Barnabé
Tonico Pereira - Zé Carneiro
Zezé Macedo - Dona Carochinha
Cláudio Savietto - Tommil
Thaís Portinho - Ritinha
Lajar Muzuris - índio Harú
Nilson Condé - Robin Hood
Canarinho - Garnizé / Malazarte
Ivan Senna - João Perfeito
Romeu Evaristo - Saci Pererê

Manoel Claristenes - Saci Pererê (1980)
Genival dos Santos - Saci Tric
Dorinha Duval - Cuca (1977 e alguns episódios de 1980)
Stela Freitas - Cuca (1978, 1979 e alguns episódios de 1980)
Catarina Abdala - Cuca (1981 a 1986)
Rosana Israel - Cuca (1986)
Chaguinha - Rabicó
Nelson Camargo - Coronel Zé Bento
José Mayer - Burro Falante
Ivan de Albuquerque - Besouro 1
Júlio Braga - Besouro 2
Sokram Sommar - Anjinho
Túlio Abreu - Criança
Maitê Proença - Bela
Myriam Pérsia - mãe de Pedrinho

2 comentários:

  1. Jose Mayer, muito legal se lembrado por voce no seu blog. Inclusive tenho uma cena no meu notebook da epoca que contracenei com o Burro Falante.

    ResponderExcluir
  2. Coloca essa cena no Facebook Richard!!!
    Mary (Miami)

    ResponderExcluir