quinta-feira, 30 de junho de 2011

José Mayer pede – e consegue – férias do papel de galã

  Para não prejudicar sua atuação em 'Um Violinista no Telhado', ator desvia do personagem escolhido para ele em 'Fina Estampa', próxima novela das 21h



José Mayer não quer mais ser galã. Colecionador de pepéis de conquistador no teatro, cinema e, principalmente, em seus 32 anos de Rede Globo, o ator resolveu escrever o último capítulo dessa saga pessoal. “O galã naquela função de sedutor, pegador, gostosão, não é mais para mim. O tempo passou e agora outros personagens virão. Tão bons quanto, mas chega disso! Eu já falei que homens de 60 também amam. Quando a historia falar disso, porque não? Mas fora isso, chega”, sentencia.

Pensando nisso e na maratona que vai enfrentar ao gravar uma novela ao mesmo tempo em que atua no musical Um Violinista no Telhado, em cartaz no Teatro Casagrande, no Rio de Janeiro, Mayer recusou o papel do empresário Paulo, marido de Ester (Julia Lemmertz) em Fina Estampa, próxima novela das 21h, de Aguinaldo Silva.

“Eu ganhei do Aguinaldo Silva e do Wolf Maya um folgazinha. O personagem inicialmente escalado para mim eu não farei mais, porque as gravações iam começar agora. Mas vou fazer outro personagem. O Wolf me deu mais um período de descanso, para eu entrar por volta do capítulo 30. Eu saio da moda para onde eu iria pela segunda vez e vou para um personagem de novo com a Lilia Cabral, o que é um privilégio”, diz o ator, que interpretaria o dono da fábrica de roupas de praia que dará nome à novela.

Mayer conta detalhes do caráter e da aparência física do novo papel que interpretará na TV. “Vou fazer um personagem muito interessante chamado Pereirinha. Ele é um pilantra e é muito interessante que eu possa fazer um personagem assim”, comemora o ator, que, aliviado completa: “Ele não é um galã. A barba mudou tudo. É por causa da barba que a minha vida mudou. A barba do Tevye obrigou a televisão a achar um personagem onde ela coubesse. Talvez o Tevye tenha me abençoado com essa mudança”, analisa, introduzindo na conversa seu personagem em Um Violinista no Telhado.

A barba farta e os cabelos desgrenhados do leiteiro judeu que vive no musical vão acompanhar José Mayer por mais do que os sete meses que a peça está programada para ficar em cartaz, no Rio e em São Paulo. Por causa do Peireirinha da novela, a aparência ‘anti-galã’ persistirá até meados de 2012. “Nos primeiros 15 dias incomoda, coça demais, mas agora já estou acostumado”, resigna-se o ator. Mas ele ressalta que assim que desencarnar dos dois personagens repaginará o visual e se permitirá um período sabático.

Depois dessa maratona que o ator classifica como “de um atleta de ponta”, Mayer não quer saber de trabalho. Ele entrega os planos para um futuro um pouco mais remoto. “Não tenho pressa, mas vai ser emocionante trabalhar com a minha filha. Vai ser um momento glorioso, inesquecível. Nós temos planos, sim, mas não sei quando. Eu vou cercar isso de muito cuidado. Ela agora vai estrear em uma minissérie na Record”, finalizou, orgulhoso do papel que a filha Júlia Fajardo conquistou em A História do Rei Davi, que estreará em janeiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário